Monitoria em Língua Espanhola para fins específicos e Espanhol Instrumental

Integrantes: Wellington Freire Machado

 

Áudio palavras online do espanhol para estudantes cegos e com baixa visão

Vigência: 06/09/2021 (contínuo)

Anualmente, na Universidade Federal do Rio Grande, ingressam estudantes nos diversos cursos de graduação com cegueira ou baixa visão. Neste ano, a Furg tem sete estudantes matriculados com baixa visão, sendo três do ILA, e oito estudantes cegos, sendo três do ILA.Nesse sentido, considerando que os estudantes cegos ou com baixa visão têm os mesmos direitos que estudantes videntes ao acesso a línguas estrangeiras, esse projeto, com o apoio do Programa de Acompanhamento e Apoio ao Estudante e do Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas da FURG, com bolsista de Apoio Pedagógico, propõe-se a criar um ambiente online em que serão disponibilizados áudios de palavras, soletração e exemplos em frases, buscando dar acessibilidade aos estudantes quanto ao contato inicial com a língua espanhola. Através de experiência docente, verifica-se que os áudios não só auxiliam o público-alvo no que tange à pronúncia, mas também à escrita das palavras, já que, em sala de aula de língua estrangeira, os estudantes recorrentemente solicitam a soletração para a produção escrita dos vocábulos. Além disso, é importante ressaltar que o material disponível em áudio pode auxiliar, além do público-alvo, estudantes do Curso de Letras Português-Espanhol no sentido de ter mais possibilidade de ouvir palavras na língua estrangeira, e também porque serão futuros profissionais das Letras, que poderão dar aulas a alunos cegos ou com baixa visão.

Coordenação: Profa. Dra. Luciene Bassols Brisolara

Integrantes do projeto: Luana Monteiro Ferreira (Bolsista APE)

 

 

GET - Grupo de Estudos em Tradução e Práticas de Tradução Literária

Vigência: 01/06/2019 a 31/07/2020

O Projeto de ensino intitulado Grupo de estudos em tradução e práticas de tradução literária tem o objetivo de dar continuidade ao grupo de estudos constituído desde 2018, com alunos/as de licenciatura em Letras (e de outros Cursos, eventualmente interessados). O grupo fomenta os estudos em teorias de tradução e práticas de tradução literária como atividades de ensino e pesquisa e como potencial campo de atuação acadêmica e profissional do/a graduando/a e do/a egresso/a. São realizados encontros de leitura e discussão de bibliografia referente aos estudos de tradução, em particular em suas interfaces com os estudos literários e culturais, bem como oficinas de tradução literária. O projeto vincula-se ao Núcleo de Tradução (NUTRA) da FURG, contribuindo para a sua consolidação como um espaço de formação complementar para os discentes. Desse modo, proporciona-se um incentivo para pesquisar e publicar na área de tradução literária, bem como criar alternativas de atuação profissional na mesma e/ou desenvolver projetos editoriais independentes que ampliem a oferta de literatura traduzida na região.

Equipe: Eleonora Frenkel Barretto, Joselma Maria Noal (coordenadoras), Rodrigo Da Rosa Pereira (Co-Orientador) Geanmarcos Garcia Terra (Bolsista), Rodrigo Da Rosa Pereira, Pedro Gustavo Moreira (Bolsista)

Bolsa EPEC

 

 

GETEC - Grupo de Estudos em Tradução e Escrita Criativa

Vigência: 01/08/2020 a 31/07/2021

O projeto de ensino intitulado Grupo de estudos em tradução e escrita criativa (GETEC) busca dar continuidade ao grupo de estudos em tradução constituído desde 2018, com alunos/as de licenciatura em Letras (e de outros Cursos, eventualmente interessados), porém não contemplava a escrita criativa, mas a performance. O grupo fomenta os estudos em teorias de tradução e práticas de tradução literária como atividades de ensino e pesquisa e como potencial campo de atuação acadêmica e profissional do/a graduando/a e do/a egresso/a. São realizados encontros de leitura e discussão de bibliografia referente aos estudos de tradução, em particular em suas interfaces com os estudos literários e culturais, bem como oficinas de tradução literária. O projeto vincula-se ao Núcleo de Tradução (NUTRA) da FURG, contribuindo para a sua consolidação como um espaço de formação complementar para os discentes. Desse modo, proporciona-se um incentivo para pesquisar e publicar na área de tradução literária, bem como criar alternativas de atuação profissional na mesma e/ou desenvolver projetos editoriais independentes que ampliem a oferta de literatura traduzida na região. A escrita criativa insere-se no projeto, a fim de desenvolver potencialidades literárias e promover estudos teóricos para aprimoramento da escrita e da leitura crítica dos discentes do curso de Letras e de outros cursos com tenham interesse em criação literária.

Equipe: Joselma Maria Noal (coordenadora), Fernanda Richter (bolsista) Rodrigo da Rosa Pereira (Co-Orientador) Geanmarcos Garcia Terra (Colaborador), Pedro Gustavo Moreira (Colaborador), Normelia Parise (Colaborador), Raquel Ruiz (Colaborador)

Bolsa EPEC

 

 

GETEC - Grupo de Estudos em Tradução e Escrita Criativa

Vigência: 01/08/2021 a 31/07/2022

O projeto de ensino intitulado Grupo de estudos em tradução e escrita criativa (GETEC) busca dar continuidade as ações desenvolvidas a partir do segundo semestre de 2020 e as atividades do grupo de estudos em tradução constituído desde 2018. O grupo fomenta estudos teóricos e atividades práticas de tradução e escrita criativa como atividades de ensino e pesquisa. O GETEC pretende aprimorar a escrita e a leitura crítica dos discentes, desenvolvendo, não só o conhecimento linguístico, mas também o literário, o histórico e o cultural. Além disso pode ser também um potencial futuro campo de atuação acadêmica e profissional do/a graduando/a e do/a egresso/a. O projeto vincula-se ao Núcleo de Tradução (NUTRA) da FURG, contribuindo para a sua consolidação como um espaço de formação complementar para os discentes.

Equipe: Equipe: Joselma Maria Noal (coordenadora), Fernanda Richter (bolsista) Rodrigo da Rosa Pereira (Colaborador) Geanmarcos Garcia Terra (Colaborador), Pedro Gustavo Moreira (Colaborador), Normelia Parise (Colaborador), Raquel Ruiz (Colaborador)

Bolsa EPEC

 

 

Conhecimento do âmbito escolar: experiências do \"fora\" no contato com a escola e a educação de nível fundamental no ensino remoto

Vigência: 14/09/2020 a 06/12/2020

O projeto \"Conhecimento do âmbito escolar\" alinha-se com a disciplina Estágio curricular supervisionado I e busca inserir os estudantes no ambiente escolar, a partir do contato com gestores e professores de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras de escolas de Ensino Básico com foco nos anos finais do Ensino Fundamental. Com base na análise de documentos estruturantes do espaço escolar, entre eles, o Projeto Político Pedagógico, Regimento e BNCC, este projeto propiciará o debate dos seguintes temas: gestão escolar, identidade docente, metodologias, relações interpessoais no espaço escolar, afeto, inclusão, transculturalidade e estágio. Espera-se, assim, conduzir o discente a refletir criticamente sobre esses assuntos, considerando os desafios da nova legislação e do momento difícil pelo qual a sociedade está passando, especialmente no que tangencia a retomada das atividades escolares remotamente.

Equipe: Volnei Jandir Bigliardi Vasconcelos (Coordenador) Adriana De Oliveira Gibbon, Joselma Maria Noal, Luiza Machado Da Silva,  Elaine Nogueira Da Silva, Cristiane Lima Terra Fernandes, Normelia Maria Parise.

 

06183 – Língua Espanhola Instrumental I – Turmas B, D e C/ Espanhol para fins específicos I (06673 U)

Vigência - 06/04/2020 - 31/07/2020

O presente projeto de ensino, modalidade Monitoria, se situa no âmbito do ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). A partir do estudo da questão metodológica de ensino de língua espanhola, o monitor, sob orientação e em parceria com o professor, realizará encontros semanais de atendimento visando à melhoria do desempenho acadêmico e também auxiliará os estudantes no manuseio de ferramentas online (como consulta aos dicionários RAE, Panhispánico de dudas, Sinônimos/Antônimos, Reverso, Señas, e ferramentas básicas como Moodle e Sistemas Argo). Além disso, o estudante também auxiliará na elaboração de atividades extra-classe de conversação em língua espanhola, em workshops de imersão cultural, ciclos de cinema hispano-americano, e também em rodas de leitura de contos de literaturas de língua espanhola. Este projeto de monitoria contempla três turmas da disciplina Língua Espanhola Instrumental I (06183 - B, C e D) e uma turma da disciplina Espanhol para fins específicos I (06673 - U), do campus Santa Vitória do Palmar. Os alunos estão regularmente matriculados nos cinco cursos existentes no campus, sendo estes: Bacharelado em Hotelaria, Bacharelado em Turismo, Relações Internacionais, Comércio Exterior e Tecnologia em eventos. Juntas, ambas disciplinas atendem um total de 106 alunos oriundos dos cinco cursos mencionados. Nesse sentido, ao potencializar a experiência de contato com a língua em situações além da sala de aula, o projeto de monitoria auxiliará no desenvolvimento dos estudantes no aprendizado da língua espanhola instrumental, permitindo o aperfeiçoamento das competências linguística, textual e discursiva e consequentemente reduzindo a evasão acadêmica, histórico problema relacionado às disciplinas de língua espanhola no Campus SVP.

Equipe: (coordenação e integrantes) - Wellington Freire Machado; Milena Pestano de Oliveira.

Bolsa EPEC Monitoria.

 

 

Conhecimento e Educação Compartilhadas em Tecnologias de Aprendizagem (CONECTA)

Vigência - 28/05/2020 - 04/08/2020

O presente projeto surge da necessidade de transpor as dificuldades apresentadas pelos estudantes no tocante ao acesso a determinadas plataformas institucionais de ensino. Nesse sentido, objetiva atenuar os impactos psicológicos e emocionais resultantes da pandemia de COVID-19, que causam o desestímulo de seguir uma rotina tradicional de estudos. Diante das barreiras que este momento apresenta para as instituições de ensino, aos professores e alunos(as), tornou-se imprescindível que a Universidade intensifique o seu papel de (re)inventora de ideias, contemplando todos os seus públicos. O conhecimento ofertado pela universidade supera o conteudismo e as paredes frias de uma sala de aula, pois trata-se, empiricamente, de um conhecimento que se efetiva nas práticas sociais. A ambiência comunitária quando considerada na tessitura de conhecimento é o que permite construir a educação como uma prática da liberdade e, ao mesmo tempo, fomentar a importância do papel social que uma universidade possui no meio em que está inserida. Neste sentido, criou-se o projeto de Ensino e Extensão \"Conhecimento e Educação Compartilhada em Tecnologias de Aprendizagem (CONECTA)\" com o intuito de repensar as práticas de ensino por meio da construção de estratégias que privilegiam a propagação de conhecimento para todos e todas. Assim, a proposta transcende as delimitações territoriais da Universidade Federal do Rio Grande - Campus Santa Vitória do Palmar, ao proporcionar situações dialógicas e de experienciação ofertadas com o uso de mídias digitais, no formato de palestras, lives, oficinas, dentre outros. As atividades serão conduzidas pelos professores da instituição, em parceria com pesquisadores e profissionais do mercado. Estas práticas têm o propósito de permitir aos alunos(as) e também à comunidade externa repensar a sua atual situação diante de uma pandemia, possibilitando que possam lançar mão de mecanismos que os auxiliem na (re)contextualização do seu presente cenário profissional e pessoal. O projeto compreende diferentes temáticas - empreendedorismo, gestão financeira, mídias digitais e outros - que contemplam os cursos: Superior de Tecnologia em Eventos, Turismo e Hotelaria. As atividades ocorrerão duas vezes por semana, especificamente, nas terças-feiras e quinta-feiras, às 20h, através da plataforma Even3.

Equipe: (coordenação e integrantes) - não necessariamente precisam ser projetos que os professores da área coordenam. Devemos inserir todos os projetos que participamos, inclusive os interinstitucionais.

Equipe: Darciele Paula Marques Menezes; Clediane Nascimento Santos; Cristiane Gularte Quintana; Kaciano Barbosa Gadelha; Ligia Dalchiavon; Luciene Cristina Imes Baptista; Marisa de Mello Luvielmo; Pamela Amado Tristão; Raphael Albuquerque de Boer; Wellington Freire Machado.

 

 

Disciplinas: 06183 – Língua Espanhola Instrumental I – Turmas B, D e C/ Espanhol para fins específicos I (06673 U)

Vigência - 15/09/2020 - 31/12/2020

O presente projeto de ensino, modalidade Monitoria, se situa no âmbito do ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). A partir do estudo da questão metodológica de ensino de língua espanhola em contexto online, o monitor, sob orientação e em parceria com o professor, realizará encontros semanais de atendimento online via MConf visando à melhoria do desempenho acadêmico e também auxiliará os estudantes no manuseio de ferramentas online (como consulta aos dicionários RAE, Panhispánico de dudas, Sinônimos/Antônimos, Reverso e ferramentas básicas como Moodle e plataformas de acesso digital livre). Além disso, o monitor também auxiliará os demais estudantes em atividades de conversação em língua espanhola, de expressão oral, na resolução de situações-problema e em rodas de leitura de contos de literaturas de língua espanhola. Este projeto de monitoria contempla três turmas da disciplina Língua Espanhola Instrumental I (06183 - B, C e D) e uma turma da disciplina Espanhol para fins específicos I (06673 - U), do campus Santa Vitória do Palmar. Os alunos estão regularmente matriculados nos cinco cursos existentes no campus, sendo estes: Bacharelado em Hotelaria, Bacharelado em Turismo, Relações Internacionais, Comércio Exterior e Tecnologia em eventos. Juntas, ambas disciplinas atendem um total de 110 alunos oriundos dos cinco cursos mencionados e dispostos em 4 turmas. Nesse sentido, ao potencializar a experiência de contato com a língua em atividades extraclasse, o projeto de monitoria auxiliará no desenvolvimento dos estudantes no aprendizado da língua espanhola instrumental, permitindo o aperfeiçoamento das competências linguística, textual e discursiva e consequentemente reduzindo a evasão acadêmica, histórico problema relacionado às disciplinas de língua espanhola no Campus SVP.

Equipe: (coordenação e integrantes) - Wellington Freire Machado; Milena Pestano de Oliveira; Caroline Lima de Morais.

 Bolsa Epec / Monitoria

 

 

Disciplinas 06184 – L. Espanhola Inst. II – Tur. A; 06184 – L. Espanhola Inst. II – Turma B; 06184 – L. Espanhola Inst. II. – Turma HO; 06674 – Esp. Fins Espec. II – Tur. U.

Vigência - 15/03/2021 - 31/05/2021

Este projeto de ensino, apresentado na modalidade Monitoria, se situa no âmbito do ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Na concepção das tarefas aqui propostas, consideramos a experiência iniciada com a monitoria no semestre anterior nas disciplinas 06183 Língua Espanhola Instrumental I - Turmas B, D e C e Espanhol para fins específicos I (06673 - U). Assim, este projeto de monitoria contempla três turmas da disciplina Língua Espanhola Instrumental II (06184- A, B e HO) e uma turma da disciplina Espanhol para fins específicos II (06184 - U), do campus Santa Vitória do Palmar. Os alunos estão regularmente matriculados nos cinco cursos existentes no campus, sendo estes: Bacharelado em Hotelaria, Bacharelado em Turismo, Relações Internacionais, Comércio Exterior e Tecnologia em eventos. Juntas, ambas disciplinas atendem um total de 110 alunos oriundos dos cinco cursos mencionados e dispostos em 4 turmas. A partir do estudo da questão metodológica de ensino de língua espanhola em contexto online, o monitor, sob orientação e em parceria com o professor, realizará encontros semanais de atendimento online via MConf visando à melhoria do desempenho acadêmico e também auxiliará os estudantes no manuseio de ferramentas online (como consulta aos dicionários RAE, Panhispánico de dudas, Sinônimos/Antônimos, Reverso e ferramentas básicas como Moodle e plataformas de acesso digital livre). Além disso, dar-se-á prosseguimento ao Clube de Conversação, iniciado no semestre anterior, atividade na qual o monitor coordena sessões de conversação em língua espanhola. A proposta é que se ofereça a sequência dos níveis básicos e intermediário de conversação, já iniciados no semestre passado. Além disso, também propor-se-á rodas de leitura dos textos utilizados nas disciplinas 06184 e 06674 neste semestre, nomeadamente \"El arte de la guerra\", de Sun Tzu, e \"La guerra del arte\", de Steven Presfield, além de auxílio na resolução de situações-problema. Nesse sentido, ao potencializar a experiência de contato com a língua em atividades extraclasse, o projeto de monitoria seguirá auxiliando no desenvolvimento dos estudantes no aprendizado da língua espanhola instrumental, permitindo o aperfeiçoamento das competências linguística, textual e discursiva e consequentemente reduzindo a evasão acadêmica, histórico problema relacionado às disciplinas de língua espanhola no Campus SVP e ora acentuado pela pandemia de COVID-19.

Equipe: Wellington Freire Machado; Milena Pestano de Oliveira; Caroline Lima de Morais.

Se o projeto tiver fomento ou bolsas, descrever também.

 

 

Clube de Conversação em Língua Espanhola

Vigência - 01/08/2021 - 31/07/2022

Este projeto de ensino, apresentado na modalidade EPEC, se situa no âmbito do ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Na concepção das tarefas aqui propostas, consideramos a experiência-piloto iniciada no semestre anterior nas disciplinas 06184 - L. Espanhola Inst.II - Tur.A; 06184 - L. Espanhola Inst.II - Tur.B; 06184 - L. Espanhola Inst.II - Tur.HO; 06674 - Esp. Fins Espec. II - Tur.U. A proposta consiste na criação de um Clube de Conversação em Língua Espanhola. Nesta atividade, orientada pelo professor e executada pelo bolsista selecionado, o estudante coordenará sessões de conversação em língua espanhola. A proposta é que se oferte dois grupos, um de nível básico e outro de nível intermediário de conversação. Em ambos os grupos seriam tratados temas de interesse aos cursos aos quais pertencem os estudantes. Este projeto contempla duas turmas da disciplina Língua Espanhola Instrumental I (06183- A B) e uma turma da disciplina Espanhol para fins específicos II (06673 - U), do campus Santa Vitória do Palmar. Os alunos estão regularmente matriculados em quatro dos cinco cursos existentes no campus, sendo estes: Bacharelado em Hotelaria, Relações Internacionais, Comércio Exterior e Tecnologia em Eventos. Juntas, ambas disciplinas atendem a um total de 110 alunos oriundos dos quatro cursos mencionados e dispostos em 3 turmas. Criar um projeto de ensino voltado para a conversação surge como uma possibilidade de resgate do desenvolvimento da oralidade em língua estrangeira, uma das habilidades comunicativas mais prejudicadas na aprendizagem dos estudantes durante o período remoto. Nesse sentido, ao potencializar a experiência de contato com a língua em atividades extraclasse, o presente projeto de ensino seguirá auxiliando no desenvolvimento dos estudantes no aprendizado da língua espanhola instrumental e para fins específicos, permitindo o aperfeiçoamento das competências linguística, discursiva e estratégica e consequentemente reduzindo a evasão acadêmica, histórico problema relacionado às disciplinas de língua espanhola no Campus SVP e por ora acentuado pela pandemia de COVID-19.

Equipe: Wellington Freire Machado; Stéphani Castilhos; Milena Pestano de Oliveira;

Bolsa EPEC.

 

 

2021/1 - Disciplinas 06183 Língua Espanhola Instrumental I - Turmas A e B / Espanhol para fins específicos I (06673 - U).

Vigência - 02/08/2021 - 31/10/2021

Este projeto de ensino, apresentado na modalidade Monitoria, se situa no âmbito do ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). A monitoria contempla duas turmas da disciplina Língua Espanhola Instrumental I - (06183, turmas A e B) e uma turma da disciplina Espanhol para fins específicos I (06673 - U), do campus Santa Vitória do Palmar. Os alunos estão regularmente matriculados em quatro dos cinco cursos existentes no campus, sendo estes: Bacharelado em Hotelaria, Relações Internacionais, Comércio Exterior e Tecnologia em eventos. Juntas, ambas disciplinas atendem um total de 110 alunos oriundos dos quatro cursos mencionados e dispostos em 3 turmas. A partir do estudo da questão metodológica de ensino de língua espanhola em contexto online, o monitor, sob orientação e em parceria com o professor, realizará encontros semanais de atendimento online via MConf visando à melhoria do desempenho acadêmico e também auxiliará os estudantes no manuseio de ferramentas online (como consulta aos dicionários RAE, Panhispánico de dudas, Sinônimos/Antônimos, Reverso e ferramentas básicas como Moodle e plataformas de acesso digital livre). Além disso, dar-se-á prosseguimento ao Clube de Conversação, já oferecido em dois semestres anteriores graças à bolsa de Monitoria recebida. Nessa atividade, o monitor coordena sessões de conversação em língua espanhola. A proposta é que se ofereça a sequência dos níveis básicos e intermediário de conversação, já iniciados no semestre passado. Além disso, também propor-se-á rodas de leitura dos textos utilizados nas disciplinas 06183 e 06673 neste semestre, nomeadamente "Brevísima relación de la destrucción de las Indias", de Fray Bartolomé de las Casas, e "Enquiridión", de Epicteto, além de auxílio na resolução de situações-problema. Nesse sentido, ao potencializar a experiência de contato com a língua em atividades extraclasse, o projeto de monitoria seguirá auxiliando no desenvolvimento dos estudantes no aprendizado da língua espanhola instrumental, permitindo o aperfeiçoamento das competências linguística, textual e discursiva e consequentemente reduzindo a evasão acadêmica, histórico problema relacionado às disciplinas de língua espanhola no Campus SVP e ora acentuado pela pandemia de COVID-19.

Equipe: Wellington Freire Machado; Stéphani Rodrigues Castilhos.

Bolsa EPEC Monitoria.